Cadastro ID Jovem
Sem categoria

Consultar o número do PIS – PASSO A PASSO

Apesar do PIS ser um programa do Governo Federal muito conhecido, muitas dúvidas ainda são recorrentes entre os beneficiários ou mesmo os que não são. Um dessas dúvidas comuns é: como consultar o número do PIS?

Essa é uma dúvida sua? Se sim, não se preocupe que ao final desse artigo você estará sabendo como consultar o número do PIS sem dificuldades.

Além disso, nesse artigo você encontrará muitas informações relevantes sobre o Programa de Integração Social que vão auxiliar muito você referente ao recebimento do abono.

Então, se você quer saber como consultar o número do PIS e muito mais, continue a leitura.

Você pode gostar de ler também:

O que é o número do PIS?

O número do PIS é uma sequência numérica de identificação do trabalhador formal da iniciativa privada recebe quando inscrito e que lhe garante uma série de benefícios.

Normalmente, o número de inscrição do PIS está registrado na Carteira de Trabalho do empregado de forma clara. O número do PIS é imutável e intransferível, ou seja,  mesmo que a carteira seja substituída por uma nova, o número do PIS permanece o mesmo e não sofre alteração alguma.

O PIS é a sigla para Programa de Integração social é um programa do Governo Federal que garante valores aos trabalhadores na forma de cotas proporcionais ao salário e tempo de serviço.​

O valor máximo a ser recebido é o de um salário mínimo vigente, ou seja se você trabalhou 12 meses no ano base, você terá direito ao valor integral. Caso não tenha trabalhado os 12 meses o valor do seu benefício será proporcional ao tempo de serviço.

Você pode conferir como calcular o valor do seu abono clicando AQUI.

Quer saber se você tem direito ao benefício? Confira abaixo:

Quem tem direito ao PIS?

Para ter direito ao PIS o trabalhador precisa:

  • Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;

  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;

  • Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;

  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Veja abaixo agora como consultar o número do PIS, sem dificuldades.

consultar o número do PIS

Como consultar o número do PIS?

Bom, se você, por algum motivo, não sabe qual o seu número do PIS e quer saber como consultá-lo, vamos agora mostrar várias maneiras para você realizar essa consulta e aproveitar o seu benefício.

  • Pela carteira de Trabalho – CTPS

Você sabia que o seu número do PIS está registrado na sua carteira de trabalho? Pois é! Logo na primeira página, onde estão escritas as suas informações pessoais. Esse número está em negrito e possui de 10 a 11 dígitos.

  • Pelo cartão Cidadão

Se você possui o Cartão Cidadão poderá encontrar o seu número do PIS impresso no próprio cartão.

  • Pelo Telefone

Basta ligar para o telefone do SAC da Caixa 0800 726 0101 e falar com um atendente.

  • Pela internet

É muito simples, confira o passo-a-passo simples abaixo:

  • Acesse o site oficial, clicando AQUI;
  • Clique em “Cidadão”;

Consultar o número do PIS

  • Depois disso, clique em “Inscrição” e, em seguida, em “Filiado”. Como na imagem abaixo:

Consultar o número do PIS

  • Serão solicitadas algumas informações pessoais, como por exemplo: nome completo, nome da mãe, número do CPF e data de nascimento. Digite-as no campo determinado;
  • Clique em “Continuar”;

Consultar número do PIS

  • Se os seus dados estiverem corretos, aparecerá uma mensagem em vermelho dizendo que os seus dados já se encontram na base de dados do NIT. Anote o número que aparecer: esse é o seu PIS.

Ficou com dúvidas sobre como consultar o número do PIS? Deixe nos comentários.

Consultar o número do PIS – PASSO A PASSO
5 (100%) 1 vote

Sobre o autor

medmedson

Deixe um comentário