🥇 Como descobrir o número do NIS

Como descobrir o número do NIS – NIS significa Número de Identificação Social. É um número, presente na carteira de trabalho, cartão cidadão e Cartão bolsa família responsável pela inscrição do vínculo empregatício com a Previdência, e de benefícios Sociais com a Caixa Econômica Federal.

Nesse artigo daremos mais informações sobre o Número de Identificação Social.

Veja também:

O que é o Número de Identificação Social (NIS)?

NIS é uma sigla utilizada para re referir ao Número de Identificação Social.Esse é um número de cadastro atribuído pela Caixa Econômica Federal às pessoas que serão beneficiadas por algum projeto social e ainda não possuem cadastro no PIS (Programa de Integração Social).

Esse número pode ser encontrado  no cartão cidadão, carteira de trabalho (CTPS) ou cartão do bolsa família, de todo o cidadão brasileiro que possui com cadastro na previdência social, no Ministério do Trabalho, ou em benefícios sociais.

Como descobrir o número do NIS
Como descobrir o número do NIS

Como fazer o NIS ?

O Cadastro do Número de Identificação Social, NIS, serve para que se possa fazer a emissão de sua carteira de trabalho junto ao MTE, ou para que receba benefícios sociais, como o Bolsa Família, ou a tarifa social de energia elétrica.

O cadastramento, é feito, pelo trabalhador, caso seja a primeira vez, junto à secretaria regional do Ministério do Trabalho, ou na Caixa Econômica Federal, para ser possível fazer a carteira de trabalho (CTPS) pela primeira vez.

Quando o cidadão é empregado com carteira assinada, cabe ao trabalhador cadastrar o número do NIS junto ao Ministério do Trabalho, para formalização do contrato de trabalho – por isso que o empregador solicita a carteira de trabalho ao admitir o empregado. Quando demitido, também cabe ao trabalhador dar baixa no número de Identificação Social, parar que esse possa dar entrada em outro emprego, ou encaminhar o seguro desemprego

Quem tem direito a fazer o NIS?

O NIS é designado para aos cidadãos que têm — ou possam vir a ter — algum tipo de benefício em programas sociais, como Bolsa Família, Pronatec, entre outros.

Para além disso, o NIS  é atribuído ao trabalhados em seu primeiro vínculo empregatício. Nesse caso, o número será validado ao PIS/PASEP, garantindo ao trabalhador seus direitos previdenciários e trabalhistas — como abono salarial, seguro-desemprego, FGTS, entre outros. Geralmente, o PIS acaba se tornando uma inscrição NIS com as informações do colaborador que passa a ter vínculo empregatício.

O cadastramento de NIS traz benefícios para empregadores e empregados. Para os empregadores, proporciona rapidez e conveniência na hora de cadastrar seu empregado, permitindo a identificação nas mais diversas esferas, como o FGTS e a Contribuição Previdenciária. Para os trabalhadores, como o NIS é o mesmo número do PIS, o Cadastro garante ao empregado seus direitos trabalhistas — auxílio-doença, auxílio-maternidade, FGTS, aposentadoria, entre tantos outros direitos.

Como Descobrir o número do NIS ?





Para descobrir o número do NIS é simples, pois ele pode ser encontrado nos seguintes documentos:

  • Cartão Cidadão Caixa – O Número do NIS, nesse documento, é o número impresso no cartão cidadão;
  • Carteira de Trabalho – O Número do NIS está junto aos dados pessoais do trabalhador;
  • Cartão Bolsa Família – O número do NIS é o número do beneficiário impresso no cartão. Vale ressaltar que número presente nesse cartão é o número do NIS do titular do cartão. Se você faz parte desse grupo familiar, mas o cartão não está no seu nome, precisa procurar o seu NIS em outro documento.
  • Carteira de Identidade – O número do NIS está presente em alguns modelos do RG. Basta procurar na sua Identidade se há um número de “PIS/PASEP”, esse é o mesmo número do NIS.

Para quem deseja fazer a consulta do número do NIS, há duas maneiras de realizar esse tipo de operação, a qual, pode ser feita tanto por telefone, como também pela internet, para quem tem esse tipo de interesse. Pela internet tem mais agilidade e comodidade, e para isso,  basta acessar a página do DataPrev.

Consultar número do NIS Online

Nenhuma dessas formas acima ajudou? Acesse aqui, preencha todos os campos com os seus dados e em seguida clique em consultar.

 

You May Also Like

About the Author: medmedson

5 Comments

  1. O meu PIS que esta na carteira de trabalho, não esta funcionando na hora de cadastrar, estão cobrando o NIS, que é diferente. Se o cadastro não reconhece o pis, porque insiste em coolocar que pis e nis é a mesma coisa, sendo que não é?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *