ūü•á Como fazer a carteira do idoso

Voc√™ j√° ouviu falar na carteira do idoso? √Č um benef√≠cio criado pelo Governo Federal para amparar mais um grupo vulner√°vel da sociedade. Para se ter direito √© necess√°rio cumprir alguns requisitos especificados pelo programa, dessa forma, voc√™ poder√° desfrutar de todos os benef√≠cios que ele oferece sem nenhum tipo de transtorno ou complica√ß√£o. Ent√£o, quer saber como fazer a carteira do idoso? Est√° no lugar certo!

Aqui reunimos diversas informa√ß√Ķes importantes para voc√™ fazer o seu cadastro de forma simples, al√©m de esclarecer diversas d√ļvidas comuns entre os interessados no programa.

Portanto se voc√™ quer conhecer tudo sobre esse programa que beneficia milhares de pessoas e ainda aprender de forma simples e pr√°tica como fazer a carteira do idoso, continue a leitura. Ao final do artigo todas as suas d√ļvidas estar√£o devidamente esclarecidas.

Você pode gostar de ler também:

Como funciona o cart√£o do Idoso?

Antes de saber como fazer a carteira do idoso, é importante conhecer e entender o funcionamento do programa.

Assim como a ID Jovem, o benefício está relacionado a gratuidade ou descontos mínimos de 50% em viagens interestaduais.

“Isso significa garantir √†s pessoas idosas de baixa renda uma s√©rie de direitos que v√£o muito al√©m do direito b√°sico de ir e vir. Por exemplo, ela pode ter a oportunidade de conviver com pessoas da fam√≠lia que vivem distante ou de fazer um tratamento de sa√ļde que seja necess√°rio em outra cidade ou estado”, destaca a Secret√°ria Nacional de Assist√™ncia Social do Minist√©rio do Desenvolvimento Social (MDS), Maria do Carmo Brant.

Esse documento é fornecido somente para idosos com mais de 60 anos que não possuem meios de comprovação de renda e que recebam até dois salários mínimos.

como fazer a carteira do idoso

Então, fique atento! Se você possui meios de comprovar renda, o seu benefício não será aprovado.

Pode-se comprovar renda das seguintes maneiras:

  • Contracheque de pagamento;
  • Carn√™ de contribui√ß√£o para a Previd√™ncia;
  • Extrato de pagamento de benef√≠cio ou declara√ß√£o do INSS;
  • Carteira de Trabalho com anota√ß√Ķes atualizadas.

E ent√£o, voc√™ se encaixa nessas especifica√ß√Ķes? Muito bem! Veja agora como fazer a carteira do idoso de forma pr√°tica, num passo a passo que preparamos especialmente para voc√™.

Vamos l√°?

Como fazer a carteira do idoso

√Č muito simples! Para saber como fazer a carteira do idoso, siga o passo a passo abaixo:

  1. Caso você ainda não esteja inscrito no Cadastro Único para programas Sociais do Governo Federal, você terá que fazê-lo. Para isso, procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de seu município. Caso, no seu município o cadastro não seja feito pelo CRAS você será encaminhado para o setor responsável. Depois de feito o cadastro você pode solicitar no CRAS mesmo a carteira do idoso;
  2. Caso já esteja inscrito, basta ir até o CRAS e solicitar a sua carteira do idoso, que será disponibilizada após 90 (noventa) dias da solicitação;
  3. Enquanto a Carteira do Idoso não é emitida, o setor poderá fornecer uma Declaração Provisória com prazo de validade de até 180 (cento e oitenta) dias.

Observação: é necessário levar consigo alguns documentos, confira:

  • Documento de Identidade ‚Äď s√£o v√°lidas: Carteira de Identidade, Carteira de Habilita√ß√£o, Carteira de Trabalho;
  • Comprovante de Endere√ßo ‚Äď s√£o v√°lidas: contas de g√°s, de √°gua e de energia el√©trica;
  • 01 foto 3√ó4;
  • CPF.

Caso desejar solicitar o acesso ao estacionamento prioritário é necessário levar também o Licenciamento do veículo (CRVL).

Esse artigo foi √ļtil? Compartilhe com os seus amigos.

Ficou com d√ļvidas sobre como fazer a carteira do idoso? Deixe nos coment√°rios.

You May Also Like

About the Author: medmedson

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *