passagem

Passagem de ônibus gratuita ID Jovem

Passagem de ônibus gratuita – ID jovem é o programa que veio para beneficiar o público em questão, trazendo uma grande vantagem para quem gosta de viajar e se enquadra nos requisitos que serão descriminados a seguir. Os jovens que fazem parte do programa poderão usufruir de passagem de ônibus gratuita utilizando o seu cartão ID Jovem.

Existe uma série de benefícios disponibilizados pelo ID Jovem, a passagem de ônibus gratuita para jovens é apenas um aperitivo.

Continue lendo para saber quais são os requisitos necessário para conseguir viajar de forma gratuita em ônibus interestaduais e outros transportes.

Direito passagem gratuita para jovens

Poucas pessoas sabem, mas o estatuto da juventude dá a garantia aos Jovens de baixa renda realizar a reserva de até duas passagens gratuita nos  veículos interestaduais, trem ou embarcação de serviços convencionais de transportes que ligam estado à estado.

Além dessas passagens gratuitas os jovens/adolescentes poderão gozar de duas passagens com 50% de desconto, essas passagens poderão ser adquiridas após o esgotamento das passagens gratuita de ônibus com valor total (100%).

Como viajar de graça em ônibus interestadual

Sabendo que é um direito dos Jovens e adolescentes o embarque gratuito nos transportes interestaduais, porém existem regras a serem cumpridas afim de manter a organização e distribuição das passagens da forma correta.

O bilhete da viagem só será concedido se o mesmo for solicitado com no mínimo 3 horas de antecedência, com base no horário de partida do transporte.

Passagem de ônibus gratuita

É válido deixar claro que alguns transportes cobram a taxa de embarque (valor separado da passagem). O programa ID Jovem não cobre essas taxas de serviços, sendo assim, o jovem que adquiriu a Passagem de ônibus gratuita ficará responsável por tais pagamentos à parte.

ID Jovem – Passagem de ônibus gratuita

Sabendo que é lei a passagem gratuita para os jovens/adolescente, há regras que devem ser seguidas para obter tais benefícios. A pessoa que quiser solicitar a passagem de ônibus gratuita não poderá fazer reserva em mais de um horário para o mesmo dia que for viajar ou para o mesmo destino. Essa organização tem a finalidade de manter a organização do benefício e garantir que todos possam usufruir do mesmo.

Além das regras acima, uma outra importante é: O bilhete é intransferível, ou seja, em hipótese alguma um outro passageiro poderá assumir o lugar daquele que não pode viajar. Essa é uma garantia de que pessoas que não estejam enquadrada nos requisitos do programa ID jovem usufruam dos benefícios.

Como solicitar a passagem gratuita de ônibus ID Jovem

Para solicitar a passagem gratuita de ônibus com o programa Identidade Jovem é necessário possuir o cartão ID jovem (ter cadastro ativo) e atender todos os requisitos do programa. O cadastro no ID Jovem poderá ser feito seguindo esse passo a passo informativo.

O órgão responsável pelo ID Jovem é o CRAS, em caso de dúvidas, basta se dirigir ao CRAS mais próximo da sua residência, levando o seu documento de identificação ou a carteira de trabalho. O programa faz análise de renda para que os jovens possam se cadastrar e usufruir dos benefícios.

Passagem de ônibus gratuita ID Jovem
4.7 (93.18%) 85 votes

Sobre o autor

medmedson

Comentários

Deixe um comentário